sábado, 5 de março de 2011

As fiandeiras de Diego Velásquez

Vamos analizar a imagem:




Inventário de Obsessões - A Fábula de Aracne

   O mais curioso relativamente a este quadro é que não há certezas em relação a ele. Durante muito tempo julgou-se que este quadro era apenas uma representação de uma cena de trabalho. Mas apareceu um inventário pertencente a um nobre da corte que o intitula de "A Fábula de Aracne" .

"(...)
Velasquez inspira-se pois no 6º livro das Metamorfoses de Ovídio onde se descreve que Aracne (rapariga com o braço branco) desafia Palas (inventora da roca de fiar e aqui representada pela mulher disfarçada) para uma competição. Aracne perde e é transformada em aranha. No plano superior 4 figuras femininas ( a escultura, a arquitectura, a pintura e a música) rodeiam a Deusa Pallas. Neste quadro há ainda a cópia de um pormenor de um quadro de Ticiano, O rapto da Europa, datado de 1562. O quadro de Ticiano retrata também um episódio de Ovídio e da referida fábula: Aracné, em plena competição com Palas, tece uma serie de tapeçarias a primeira das quais mostra o rapto de Europa por Zeus, disfarçado de Touro. Assim esta imagem tem um claro sentido alegórico, representando o triunfo das artes sobre o pesado esforço ligado ao trabalho artesanal. E se ainda fosse preciso acrescentar pormenores que expliquem por um lado o contexto da época e da criação da imagem, e por outro lado, a possibilidade de comparação com épocas recentes, eis um último: o momento em que abandona a corte Velasquez queixava-se que esta lhe devia ordenados que teriam ficado por pagar entre 1630 e 1634... O que mostra que, se a história não se repete, vai gerando inquietantes semelhanças.
(...)"

      Diego Velásquez  : pintor espanhol. Suas primeiras obras apresentam solidez escultórica e uso do detalhe para alcançar a sensação de realidade quase palpável.

    Porém, aos poucos, subordinou o detalhe ao efeito global, até que, na última fase, a atmosfera e o senso de espaço na cena passaram a ser transmitidos de forma viva e imediata, enquanto as figuras individuais se dissolvem em pinceladas embaçadas quando observadas de perto.

    Com esse domínio técnico, Velásquez alcançou maestria poucas vezes igualada na expressão de personagens _mesmo quando pintou os patéticos anões da corte (maravilhosa série exposta no Museu do Prado, em Madri, no qual estão quase todas as suas obras), transmitiu profundo respeito pelo ser humano, sem sugerir caricatura.

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